O Serviço Europeu de Seleção do Pessoal, responsável pelo recrutamento de pessoal para as diversas instituições europeias, anunciou a abertura de mais de 100 vagas para o desempenho de funções na Comissão Europeia e no Parlamento e Conselho Europeu.
O Serviço Europeu de Seleção do Pessoal (EPSO, na sigla em inglês), organização responsável pelo recrutamento de pessoal para as diversas instituições europeias, anunciou a abertura de mais de 100 vagas para o desempenho de funções na Comissão Europeia com salários a partir dos 5.568,11 euros.
De acordo com as informações divulgadas no site do Centro de Informação Europeia Jacques Delors (CIEJD), as oportunidades existentes destinam-se a cidadãos nacionais de um dos estados-membros da União Europeia (UE) que tenham, no mínimo, uma licenciatura e que falem uma das línguas nativas da UE e possuam excelentes conhecimentos de outra.
O concurso tem como propósito o preenchimento de vagas na Comissão Europeia, em Bruxelas, na Bélgica, respeitantes às áreas do direito da concorrência (27), financiamento de empresas (14), economia financeira (25), economia industrial (15) e macroeconomia (30).
Os requisitos específicos variam com a função a que os cidadãos se candidatam e podem ser consultados nos respetivos anúncios, mas os conhecimentos de línguas (em especial alemão, inglês ou francês) e um mínimo de seis anos de experiência profissional relevante são exigidos em todos os casos.
Além disso, o EPSO está também a promover um concurso geral documental e mediante a prestação de provas para a constituição de uma lista de reserva destinada a preencher 12-vagas de funcionários juristas-linguistas de nível “administradores” no Parlamento e no Conselho Europeu.
Neste caso, os candidatos devem, além de ser nacionais de um estado-membro, possuir o ensino superior (no mínimo, quatro anos de estudos), dominar na perfeição o português, ter bons conhecimentos de alemão, o francês ou inglês e falar ainda uma terceira língua da União Europeia, sendo que uma delas terá que ser obrigatoriamente o inglês.
As candidaturas estão a decorrer online até à meia-noite (hora de Bruxelas) de dia 25 de Novembro no site oficial de carreiras da União Europeia, ao qual pode aceder clicando AQUI.
Notícia sugerida por Maria da Luz