Esta segunda-feira, a UEFA anunciou Xavi Hernández, Lionel Messi e Cristiano Ronaldo como finalistas da primeira edição do prémio de Melhor Jogador na Europa. O prémio vai ser atribuído a 25 de agosto no Mónaco, durante o sorteio da fase de grupos da UEFA Champions League.
O júri, composto por 53 jornalistas desportivos, colocou Cristiano Ronaldo ao lado do argentino Lionel Messi, melhor futebolista do Mundo em 2010, e do espanhol Xavi Hernandez. Em quarto lugar, Andrés Iniesta conquistou a UEFA Champions League na última temporada.
Xavi e Messi, jogadores do Barcelona, conquistaram a Liga espanhola e o título europeu de clubes, tendo o argentino Messi terminado a temporada com 53 golos em 55 jogos pelo emblema catalão. Por outro lado, foi o português a conquistar a Bota de Ouro ESM, registando, só na Liga de Espanha, 40 golos marcados ao serviço do vice-campeão espanhol, Real Madrid.
A votação dos 53 jornalistas vai acontecer em direto, através de um sistema eletrónico, segundo a UEFA, para determinar o melhor dos três finalistas. No entanto, as posições entre o quarto e o décimo lugares já se encontram definidas:
4 Andrés Iniesta (ESP) – FC Barcelona (33 pontos)
5 Falcao (COL) – FC Porto (17)
6 Wayne Rooney (ENG) – Manchester United FC (15)
7 Nemanja VidiÄ (SRB) – Manchester United FC (5)
8 Zlatan IbrahimoviÄ (SWE) – AC Milan (4)
9 Gerard Piqué (ESP) – FC Barcelona (4)
10 Manuel Neuer (GER) – FC Schalke 04* (3)
* transferiu-se, entretanto, para o FC Bayern München
Este é um novo prémio, que substitui o de Futebolista do Ano, foi criado pela UEFA e pela European Sports Media (ESM), com o objetivo de selecionar “o melhor jogador da época anterior, independentemente da sua nacionalidade, ao nível clubes das federações membro da UEFA”, segundo a UEFA.
[Notícia sugerida por Vítor Fernandes]