Os jogadores escolhidos para integrarem a equipa ideal do Euro 2012 foram aqueles que contribuíram da forma mais significativa durante toda a fase final. Como tal, existe uma predominância de atletas das quatro equipas mais bem classificadas, por terem revelado táticas bem-sucedidas, evolução, golos bem marcados e boas filosofias futebolísticas.
A equipa composta por 23 atletas, o número de um plantel em fase final do campeonato, é composta por dez jogadores da seleção espanhola, quatro de Itália, outros quatro da Alemanha, três lusos, um inglês e um da seleção sueca. Andrés Iniesta, médio espanhol, foi nomeado o Melhor Jogador do Torneio.
Composto pelo diretor técnico Andy Roxburgh, por Fabio Capello (Itália), Jerzy Engel (Polónia), Dušan Fitzel (República Checa), Gérard Houllier (França), Lars Lagerbäck (Suécia), György Mezey (Hungria) e Holger Osieck (seleccionador da Austrália), o Grupo Técnico da UEFA salientou ainda o bom comportamento dos jogadores, a boa abordagem aos encontros e o elevado nível técnico da prova.
A apresentação oficial do relatório do torneio está agendada para o final de Setembro, durante a 9ª Conferência de Selecionadores Nacionais da UEFA, em Varsóvia.
Para aceder a mais informações clique aqui.