A Universidade de Massachusetts em Lowell, nos EUA, quer lançar uma licenciatura em português. A instituição universitária norte-americana vai receber uma série de professores convidados nacionais para ajudar a construir o curso.
A Universidade de Massachusetts em Lowell, nos EUA, quer lançar uma licenciatura em português. Durante os próximos três anos, a instituição universitária norte-americana vai receber uma série de professores convidados nacionais com o objetivo de ajudar a construir o curso.
De acordo com a universidade, o programa de estudos vai ser inaugurado na primavera de 2015 com Ana Valdez, investigadora do Centro de História da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa que está a realizar um pós-doutoramento na Universidade de Yale e já lecionou em Brown e Columbia.
A professora portuguesa vai dar início ao projeto com uma disciplina intitulada “A Primeira Globalização: os Portugueses e a Era dos Descobrimentos”, que ilustrará “a história de Portugal e o seu papel no primeiro movimento mundial de globalização, com a expansão da Península Ibérica para África, as Américas e a Ásia, incluindo a chegada dos primeiros europeus ao Jaão em 1543”.
Além disso, o programa de português daquela universidade norte-americana vai ainda oferecer aos alunos três cursos de línguas no segundo semestre e um curso de estudos de cinema lusófono.
Universidade tem centro de estudos portugueses
Recorde-se que, este Outono, a Universidade de Massachussets deu já início a um programa de escritores residentes na Universidade com participação portuguesa. A escritora e jornalista lusa Filipa Melo foi a primeira autora escolhida, tendo, em Novembro, dado uma palestra com o tema “Whitman e Pessoa, Irmãos no Universo”.
O novo programa de estudos portugueses é possível graças ao apoio da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento e do Centro Saab-Pedroso para os Estudos Portugueses e Culturais, adianta a universidade.
O Centro Pedroso-Saab para Estudos Portugueses e Culturais, dirigido pelo Professor Frank F. Sousa, foi criado em Massachusetts no ano passado e com a contribuição de Luís Pedroso e do casal Mark Saab e Elisia Saab, empresários de origem portuguesa que doaram cerca de 850 mil dólares (660 mil euros) para o projeto.
O centro de estudos tem parcerias com as universidades de Lisboa e de Braga e permite aos alunos da Universidade de Massachusetts frequentarem aulas de português ou fazerem trabalhos de investigação em parceria com as universidades portuguesas, nomeadamente nas áreas da nanotecnologia e tecnologia amiga do ambiente.
Notícia sugerida por Maria Manuela Mendes