Observar o céu estrelado do Alentejo, nadar com tubarões-azuis nas águas dos Açores ou fazer uma 'tour' para admirar os melhores 'graffitis' de Lisboa são algumas das 10 melhores experiências que Portugal pode oferecer aos turistas.
Observar o céu estrelado do Alentejo, nadar com tubarões-azuis nas águas dos Açores ou fazer uma 'tour' para admirar os melhores 'graffitis' de Lisboa são algumas das 10 melhores experiências que Portugal pode oferecer aos turistas de acordo com uma lista de sugestões publicada recentemente pelo site norte-americano Independent Traveler.
“Portugal tem estado a ressurgir culturalmente nos últimos anos. De forma repentina, o país que antes estava amarrado a centenas de anos de história está outra vez na moda”, escreve Elissa Leibowitz Poma, autora do artigo publicado no portal, que pertence atualmente ao grupo TripAdvisor.
A melhor experiência que pode ser vivida no nosso país é, na opinião de Leibowitz Poma, a observação das estrelas na região do Alqueva. “São imperdíveis os monumentos megalíticos com significado para a astronomia” naquele local, considera, explicando que estes foram ali construídos “por povos ancestrais que também apreciavam o céu noturno”.
O segundo lugar do pódio de experiências pertence aos palácios e castelos de Sintra, do Castelo dos Mouros ao Palácio da Pena: saltitar de um para o outro é, também, uma aventura a não perder.
“Ao visitar a vila de Sintra, mesmo à saída de Lisboa, é fácil compreender por que razão a realeza a escolhia como retiro favorito”, pode ler-se na peça publicada no Independent Traveler, que elogia o caráter “luxuoso” e a brisa da vila, além das “abrangentes paisagens”.
Da arquitetura, o site salta para a gastronomia: a fechar o trio preferido de recomendações está a pastelaria portuguesa, composta por iguarias “simultaneamente doces e bizarras”, que os turistas não podem deixar de provar.
Entre as opções está o tradicional pastel de Belém, mas também as pouco convencionais “papas de moado”, típicas de Coimbra, e feitas com “açúcar, especiarias e… sangue de porco”.
As ideias divulgadas pelo Independent Traveler incluem ainda uma 'tour' para conhecer a arte urbana da capital portuguesa, Lisboa, “uma das melhores cidades do mundo” para os amantes do 'graffiti', um mergulho com tubarões-azuis nos Açores – um dos poucos locais a nível internacional onde tal é possível – e até uma noite de sono “achocolatada” no novo hotel “Fábrica de Chocolate”, que abriu no Verão em Viana do Castelo.
Outras opções passam por comprar “souvenirs originais de cortiça”, material em que Portugal é “especialista” e que hoje é utilizado para muito mais do que rolhas de garrafa (“mobiliários, cintos, malas e até guarda-chuvas”), nadar nas piscinas vulcânicas de Porto Moniz, na Madeira, conhecer a história dos dinossauros na Lourinhã e criar o próprio vinho na Quinta de Catralvos, em Azeitão.
Clique AQUI para aceder à compilação de experiências feita pelo Independent Traveler (em inglês).