A organização não-governamental norte-americana Gubbio Project associou-se a uma igreja de São Francisco, na Califórnia, que decidiu abrir as suas portas às pessoas que não têm casa, oferecendo a centenas um espaço onde descansar.
As noites dos sem-abrigo da cidade de São Francisco, na Califórnia, EUA, são agora um pouco menos escuras. A organização não-governamental norte-americana Gubbio Project associou-se a uma igreja local que decidiu abrir as suas portas às pessoas que não têm casa, oferecendo a centenas um espaço onde descansar depois de as casas de acolhimento fecharem, o que acontece todos os dias pela manhã.
“Entre os problemas que mais afetam os sem-abrigo estão a droga e o álcool, mas a falta de sono também é um problema severo, que pode causar diversas psicoses”, explicou Tommy King, pastor da St. Boniface Church, ao jornal San Francisco Chronicle. “Este tipo de apoio ajuda-os em termos de saúde mental”, acrescentou.
O programa, que está em funcionamento durante todos os dias da semana entre as seis da manhã e a uma da tarde, dá aos sem-abrigo um local para dormir e proporciona-lhes acesso a espaços da igreja como a casa-de-banho e também a cobertores, “vouchers” para trocar por roupa e até cortes de cabelo, contou, por seu lado, a diretora executiva do Gubbio Project, Laura Slattery, ao Huffington Post.
O projeto foi lançado em 2004 e, segundo os mentores, pretende “enviar uma mensagem poderosa aos 'vizinhos' que não têm uma casa e que consiste em dizer-lhes que continuam a ser uma parte essencial da comunidade e que não têm de ser mandados embora quando aqueles que têm casa vem à Igreja”, como comprova o facto de poderem continuar a dormir no local até durante a missa.
Segundo Slattery, cerca de 90 sem-abrigo recorrem àquele espaço como zona de descanso todas as noites e, apesar de vários problemas financeiros, o projeto tem prosperado e contribuído para apoiar o número crescente de pessoas que perdem as suas casas naquela cidade.