Os sapatos da Ferreira Avelar pisaram Hollywood por intermédio de um familiar dos donos da empresa de Santa Maria da Feira, emigrado nos EUA, a trabalhar nos Universal Studios, que apresentou os sapatos nacionais a atores, realizadores e produtores.
“Recebemos um e-mail a perguntar se podíamos fazer 18 pares de sapatos a tempo da entrega dos Óscares”, revelou à Lusa Rúben Avelar, responsável comercial da Ferreira Avelar.
O mesmo responsável adiantou ainda que a recetividade aos sapatos da marca Ferre – uma gama superior à Profession Bottier – acelerou os planos de expansão para o mercado americano, tendo a viagem de prospeção marcada já para o final deste mês.
Dos 18 sapatos, 16 eram modelos de verniz com detalhes de luxo, variando a cor, entre o preto, cinzento, branco e até amarelo, que chegam às lojas a custar cerca de 350 euros.
No segundo dia da feira de calçado em Milão onde a marca está representada, Rúben Avelar admite a curiosidade em saber quem calçou os sapatos portugueses, mas a encomenda não tinha nomes, essa era “parte do acordo”.
A Ferreira Avelar dá emprego a 111 trabalhadores e exporta praticamente toda a sua produção com apenas 20% a ser absorvido pelo mercado nacional, de acordo com o jornal Público. Para além de Portugal está presente em mercados como a França, Alemanha e Espanha mas também Japão, China, Austrália ou Rússia.