Óbidos e as suas muralhas foram, recentemente, destacadas pela prestigiada revista norte-americana Architectural Digest, que colocou a vila portuguesa no 'top' mundial de localidades muralhadas "imperdíveis".
Óbidos e as suas muralhas foram, recentemente, destacadas pela prestigiada revista norte-americana Architectural Digest, considerada uma autoridade internacional nas áreas do 'design' e da arquitetura e que colocou a vila portuguesa no 'top' mundial de localidades muralhadas “imperdíveis”.
“Alguns dos edifícios mais bonitos do mundo são difíceis de encontrar. No passado, as muralhas das cidades ajudavam a proteger a população medieval dos invasores, mas, atualmente, guardam uma coleção valiosa de tesouros e obras-primas da arquitetura”, escreve a revista na introdução deste 'top', publicado em Março.
A vila de Óbidos aparece na 4.ª posição do 'ranking', composto por 12 localidades e liderado pela cidade de Dubrovnik, na Croácia, e em cujo pódio figuram, ainda, o município espanhol de Avila (2.º) e a cidadela “de contos de fadas” de Carcassonne, em França (3.º).
“Casas caiadas alinham-se nas ruas empedradas de Óbidos, onde os restaurantes tradicionais servem salada de povo e os portugueses bebem ginjinha”, descreve a publicação norte-americana.
Segundo a Architectural Digest, “o coração histórico da cidade fica no seu castelo do século XII, que foi convertido num 'boutique hotel' de inspiração medieval na décade de 1950”.
“Óbidos é particularmente agradável no Verão, quando as ruas florescem e se enchem de gerânios e glicínias, formando o pano de fundo perfeito para a sua arquitetura ancestral”, finaliza a revista.
Do 'top' compilado pela Architectural Digest – e que mereceu, também, destaque no site da cadeia televisiva norte-americana Fox News – fazem ainda parte outros locais como a Cidade Velha de Jerusalém, em Israel, Essaouira, em Marrocos, ou Pingyao, na China.
Clique AQUI para conhecer a lista completa (em inglês).
Notícia sugerida por Maria da Luz