Nos EUA, o professor catedrático António Damásio foi distinguido com o Prémio Grawemeyer 2014 na área da Psicologia. O português foi condecorado pela hipótese que apresentou sobre os marcadores somáticos, que mostra a forma como as emoções influencia
Nos EUA, o professor catedrático António Damásio foi distinguido com o Prémio Grawemeyer 2014 na área da Psicologia. O português foi condecorado pela hipótese que apresentou sobre os marcadores somáticos, que mostra a forma como as emoções influenciam a tomada de decisões.
Segundo a 'Temas e Debates', editora que chancela as obras do investigador, o Prémio Grawemeyer para Psicologia, entregue anualmente pela Universidade de Louisville, no Kentucky, tem vindo a distinguir “os mais destacados estudiosos da cognição e da neurociência pelas suas ideias revolucionárias”.
Damásio, de 69 anos, é titular da cátedra David Dornsife de Neurociência, professor de psicologia e neurologia e ainda director do Brain and Creativity Institute (Instituto do Cérebro e da Criatividade).
Em comunicado citado pela Lusa, o investigador diz-se satisfeito por ter sido distinguido com este prémio que junta, agora, ao da Fundação Honda, ao Príncipe das Astúrias para a Investigação Científica e Técnica e ao Prémio Pessoa, que recebeu em conjunto com Hanna Damásio, em 1992, entre outros.
“A hipótese dos marcadores somáticos veio a revelar-se importante para a compreensão do comportamento humano complexo. Fico satisfeito por ver que foi reconhecida”, afirma.
O português foi eleito para o Institute of Medicine da National Academy of Sciences dos Estados Unidos e recebeu já vários doutoramentos 'honoris causa', entre outras distinções, como a condecoração de Grande Oficial da Ordem de Sant'Iago da Espada.
Damásio é autor de obras como 'O Livro da Consciência', 'Ao Encontro de Espinosa', 'O Erro de Descartes' e 'O Sentimento de Si', todas traduzidas para mais de vinte línguas e integrantes do currículo de universidades de todo o mundo, e de cerca de quatro centenas de artigos científicos publicados.
H.Charles Grawemeyer (1912-1993), filho de emigrantes alemães nos Estados Unidos, foi o industrial, investidor e filantropo que criou os Prémios Grawemeyer com o objetivo de “tornar o mundo um lugar melhor”.
António Damásio vai agora apresentar uma palestra na cerimónia de entrega de prémios, que terá lugar em Abril do próximo ano, na Universidade de Louisville.
Notícia sugerida por António Resende