Carregar o telemóvel ou outros dispositivos eletrónicos apenas a pedalar pode parecer improvável, mas é a promessa de um novo aparelho de uma empresa dos EUA.
Carregar o telemóvel ou outros dispositivos eletrónicos apenas a pedalar pode parecer improvável, mas é a promessa de um novo aparelho da empresa norte-americana K-TOR. Chama-se Power Box e consegue carregar dispositivos até 20W transformando a energia cinética em energia elétrica.
A Power Box, que deverá ser brevemente colocada à venda nos EUA por cerca de 150 dólares, é portátil, pelo que pode ser usada em casa ou no escritório, e contribui até para que os seus utilizadores façam a quantidade diária recomendada de exercício físico, avança a Gizmag.
Isto porque o invento é, no fundo, um gerador, com uma tomada incorporada para ligação de um transformador AC, que é acionado pelo movimento dos dois pedais realizado por alguém que está sentado.
Com recurso ao aparelho, será possível carregar desde baterias de telemóveis, tablets e smartphones a leitores de música e vídeo ou computadores portáteis de baixo consumo. Em simultâneo, quem pedalar terá a oportunidade de contrariar o sedentarismo da vida urbana.
Segundo a Gizmag, um estudo publicado na revista British Journal of Sports Medicine revelou que a Power Box dá ao utilizador a possibilidade de pedalar o equivalente a 21,7 quilómetros, consumindo até 500 calorias por dia.
[Notícia sugerida por Rita Correia]