O principal centro cultural de Brooklyn, um dos maiores na região de Nova Iorque, vai exibir filmes de vários realizadores portugueses, até ao dia 06 de Dezembro, entre eles “Mistérios de Lisboa”, do recentemente falecido realizador Raúl Ruiz, com Adriano Luz, Maria João Bastos e Ricardo Pereira.
Esta não é a primeira vez que o cinema luso passa pela BAM, já que em 2010 foram exibidas obras de João César Monteiro, João Pedro Rodrigues e Pedro Costa naquela cinemateca.
“Quisemos mostrar algumas das mais novas vozes do cinema português, como Sandro Aguilar, Miguel Gomes ou João Nicolau. Foi um pouco difícil não ter filmes de Pedro Costa ou Manoel de Oliveira, mas quisemos manter um espetáculo claro e conciso, não uma pesquisa ao longo de um mês”, explicou à Lusa a diretora da Cinemateca do BAM, Florence Almozini.
Para além da exibição de cinema português, a BAM recebe as atuações de Camané, do grupo Deolinda e do projeto Amália Hoje. Estas atuações são no âmbito do Festival Next Wave 2011, em que o objetivo é dar destaque àquele que é já património imaterial da UNESCO: o Fado.
Clique AQUI para consultar o programa de cinema.
Clique AQUI para cobnsultar o programa do Festival.