Uma mensagem numa garrafa destinada a um general da guerra civil norte-americana datada de 4 de Julho de 1863 foi finalmente decifrada 147 anos depois de ter sido escrita. O autor da descoberta foi um ex-agente da CIA na reforma.
A mensagem era dirigida ao general John Pemberton, mas não trazia boas novas: “General Pemberton, pode esperar nenhuma ajuda deste lado do Rio. Avise, se possível, o General Johnston sobre quando planeia atacar o mesmo ponto das linhas inimigas. Informe-me também para eu criar uma diversão[…]”, revela a Associated Press.
A informação de que não havia reforços para ajudar o general a defender Vicksburg, no Mississippi, tem a data exata do dia em que as forças da União venceram a batalha de Vicksburg e que Pemberton teve de se render.
A garrafa foi doada por um ex-combatente da Guerra Civil ao Museu da Confederação de Richmond, no Estado de Virgínia, em 1896.
No começo do ano, Catherine Wright, diretora do museu, decidiu investigar o que estava escrito no bilhete, por “curiosidade”, segundo relatou à Associated Press.
“Foi por curiosidade. Pela ideia de será que há alguém que perceba o que esta mensagem quer dizer?”, conta Catherine Wright que depois de abrir a garrafa percebeu que a mensagem estava cifrada.
Foi aí que pediu ajuda a David Gaddy, um agente aposentado da CIA que a conseguiu decifrar. O conteúdo da mensagem foi em seguida confirmado por um criptologista da Marinha americana.