“Como todos sabem, o derrame de petróleo no Golfo é devastador. A minha mãe já doou muito dinheiro para ajudar mas eu tive uma ideia que talvez possa ajudar. Sou uma desenhadora razoável e pensei que talvez pudesse vender alguns desenhos de pássaros e dar o lucro à vossa organização. Olivia Bouler, 11 anos e com vontade de ajudar.”
Foi assim que começou a história desta menina de Nova York, com o envio da carta citada para a Audubon Society, uma ONG de preservação ambiental.
Olivia quer ser ornitologista e na sequência do derrame de petróleo que ocorreu no Golfo do México decidiu começar a vender os seus desenhos e contribuir com o valor angariado para a recuperação da zona.
A AOL e alguns meios de comunicação divulgaram o esforço da criança, que começou por enviar desenhos, em forma de agradecimento, a quem fizesse doações para a Audubon ou outras organizações de proteção ambiental. Mas devido ao “fluxo de trabalho” teve de mudar de sistema para uma “loja online”.
“Lembro-me do dia em que saiu o artigo da AOL, não podia acreditar nos e-mails que recebi em resposta. Eram aos 100 por hora”, conta a mãe da menina, citada pela AOL.
Também a AOL se deixou inspirar pelo espírito de Olivia, doando cerca de 17 mil euros (25 mil dólares) à Audubon e criando-lhe uma página na “AOL artists”.
Olivia publicou no início de junho um livro sobre pássaros – “Olivia’s Bird: Saving the Gulf” – com textos e desenhos sobre aves, e parte dos lucros será doada à Audubon Society.
“Basicamente, o livro é sobre factos acerca dos pássaros que nos levem a gostar deles e a ver como eles são fascinantes e maravilhosos”, contou Olivia à AOL. “Conselhos sobre como ajudá-los e tudo sobre coisas ambientais para ajudar o mundo. Uma pequena biografia sobre mim e dicas para principiantes, como montar um alimentador de pássaros”, continua Olivia.
Um ano depois do desastre a porta voz da Audubon, Delta Willis, revelou à AOL que apesar da destruição evidente os pelicanos regressaram aos ninhos, durante a primavera.
Visite AQUI a página de Olivia Bouler na AOL artists.
[Notícia sugerida por Raquel Baêta]