Foi só alguns anos depois de ter deixado aquelas três 'latas' velhas de lado, a ganhar pó, que Tim Mings – que já recuperou mais 1.000 Hondas N600 -decidiu dar-lhes alguma atenção. “Só passado alguns anos é que decidi raspar a placa do motor e descobri que tinha nas mãos o primeiríssimo Honda N600 a entrar nos EUA”, diz o mecânico no vídeo divulgado no site Serial One.
A Honda norte-americana soube da estória e decidiu apoiar o restauro do mítico veículo, produzindo ainda uma série de documentários online onde será possível acompanhar, semanalmente, o trabalho de restauração do primeiro automóvel N600 importado para os Estados Unidos.
Os primeiros modelos deste Honda foram importados para os Estados Unidos há mais de 50 anos. Só que, durante este período de tempo, perdeu-se o rasto do primeiro veículo da linha – até que o destino o trouxe a Tim Mings, o único mecânico do mundo que se dedica a exclusivamente à restauração destes veículos.
“Nenhum foi tão especial como este carro”, explica o mecânico. “Dos primeiros cinquenta N600s que a Honda trouxe para os Estados Unidos, só restam três”, conta o mecânico no primeiro vídeo-documentário.
Depois da restauração estar concluída, o N600 de Serial One seguirá para o museu da empresa. Quanto aos documentários, estarão disponíveis nos canais sociais da Honda e no site oficial do projeto.
O primeiro dos primeiros
O N600 marcou a estreia da Honda no mercado automóvel dos EUA em 1969, quando a empresa era conhecida como uma fabricante de motas.
O carro tem um motor de dois cilindos (600cc) e suporta até 9.000 rpm (rotações por minudo), sendo capaz de atingir velocidades de aproximadamente 130 km/h.