Inserido nos programas municipais de reciclagem nos EUA, o fabrico das novas calças Levi's processa-se com recurso à reutilização de plástico PET e materiais de tereftalato de polietileno, nomeadamente garrafas castanhas de cerveja, garrafas verdes de refrigerante, garrafas de água e tabuleiros pretos de comida.
Estes materiais são recolhidos pelos municípios, separados por cores e triturados para dar origem à fibra de poliéster. Posteriormente, esta fibra é misturada com a fibra de algodão para criar o denim usado nas calças de ganga e blusões Trucker da Levi Waste Less.
Oito garrafas de plástico são suficientes para produzir os 20% de plástico necessários para dar origem a um novo par de calças e a cor das peças não difere muito da das tradicionais. A tonalidade varia, unicamente, consoante a cor do plástico usado – castanho, verde ou transparente, explica a marca.
Para a sua coleção Primavera/Verão 2013, a Levi's conseguiu reciclar cerca de 3,5 milhões de garrafas e tabuleiros com a produção de 300 mil pares de calças, evitando que estes resíduos fossem colocados em aterros sanitários ou incineradoras.