Jack Martins, 43 anos é filho de pais portugueses que emigraram para os EUA nos anos 60, e torna-se em janeiro do próximo no primeiro luso-descendente a ser eleito para o Senado de Nova Iorque.
Com uma diferença de 451 votos em relação ao adversário democrata, Jack Martins, republicano, possibilita de novo o controlo no senado nova-iorquino ao seu partido.
“A redução do défice e da dívida do estado de Nova Iorque são as prioridades”, disse, ao DN Gente, o atual presidente da câmara de Mineola, na ilha de Long Island, onde foi responsável pela reestrutução fiscal do município desde que chegou ao cargo em 2003.
Jack Martins é filho de emigrantes portugueses da freguesia de Alheira, no concelho de Barcelos, e mantém uma forte ligação à comunidade portuguesa e também a Portugal.
“Nesta zona, temos uma grande comunidade, muito unida, que tem apoiado muito a minha carreira e a de outros lusodescendentes. Na minha vila há 20 mil habitantes e uma terça parte são portugueses ou seus descendentes”, explica, num português com sotaque do minho.
Jack Martins é casado com Paula, também de origem portuguesa, com quem tem quatro filhas a quem ensinaram desde sempre a falar português. A família desloca-se todos os anos, uma ou duas vezes a Portugal para visitar a família e os amigos.
“Ao longo de toda a minha vida sempre tive grandes amizades e contatos em Portugal. O que mais saudades me causa é o facto de haver uma cultura e uma história que é a portuguesa e que é realmente distinta de qualquer outra no mundo. Portugal tem a sua maneira de se expressar”, referiu ainda o luso-descendente.