Um grupo de humor luso tem vindo a pôr os portugueses nos EUA a rir de si próprios ao brincar com características que lhes são comuns e únicas. O sucesso já lhes permitiu dar cerca de 100 espetáculos ao longo do último ano e somou mais de cinco milhõ
Um grupo de humor luso tem vindo a pôr os portugueses nos EUA a rir de si próprios ao brincar com características que lhes são comuns e únicas. O sucesso já lhes permitiu dar cerca de 100 espetáculos ao longo do último ano e um dos seus vídeos já somou mais de cinco milhões de visualizações no YouTube.
“Os portugueses, sobretudo os da comunidade, têm dificuldade em rir de si próprios”, afirma Jason Casimiro, um dos quatro elementos dos 'Portuguese Kids'. “É isso que nós queremos e tentamos mudar. Os portugueses são emigrantes com imenso valor. Trabalharam muito para ter uma vida confortável e as dificuldades do dia-a-dia começaram a impedi-los de relaxar e gozar um bom momento”.
Antes de Derrick Melo, Brian Martins, Alberto Sardinha e Jason Casimiro, nenhum outro humorista se tinha debruçado sobre as características que atravessam o milhão e meio de pessoas que constituem a comunidade portuguesa no país e que, segundo o grupo, são fáceis de identificar: falam uma mistura de inglês e português, são conservadores, muito trabalhadores e forretas.
“Capturá-las em piadas novas e que não ofendam é que é difícil”, diz Casimiro. “Representar alguém como ignorante ou estúpido é fácil, mas seria uma mentira e um insulto. Há uma linha muito ténue que não queremos atravessar. O que estamos a fazer é celebrar a comunidade”, acrescenta.
Os humoristas, filhos de emigrantes açorianos, cresceram todos no mesmo bairro de Fall River, em Massachusetts, onde receberam uma educação portuguesa. Nas letras das suas músicas, falam do nome de celebridades lusodescendentes, fazem referências ao Queijo da Ilha e ao chouriço, sendo visível o orgulho que têm na sua origem.
“Se não fôssemos tão orgulhosos não nos deixavam fazer estas piadas”, explica Derrick Melo.
Apesar do foco comunitário, os Portuguese Kids usam referências pop para conseguir uma maior visibilidade. O seu vídeo mais conhecido no YouTube, onde são seguidos por mais de 14.300 utilizadores, é uma paródia do sucesso “I'm Sexy and I Know It”, dos LMFAO.
Atualmente, o grupo conta com 10 a 12 espetáculos mensais marcados em vários estados norte-americanos, como Califórnia, Geórgia, Rhode Island, Nova Jérsia, Florida ou Connecticut. Fora do país, já atuaram no Canadá e nas Bermudas, e, no próximo ano, planeiam ir à Austrália e à África do Sul.
Atualmente, o grupo conta com 10 a 12 espetáculos mensais marcados em vários estados norte-americanos, como Califórnia, Geórgia, Rhode Island, Nova Jérsia, Florida ou Connecticut. Fora do país, já atuaram no Canadá e nas Bermudas, e, no próximo ano, planeiam ir à Austrália e à África do Sul.
Saiba mais AQUI sobre este divertido projeto português nos EUA.
Notícia sugerida por Elsa Fonseca