Produzido a partir de gordura animal, mas também de uma parte de óleos vegetais – grande parte recolhido da indústria alimentar -, o combustível é renovável e tem capacidade para ser utilizado em atividades que requerem grandes quantidades de energia, como por exemplo na aviação ou para fins militares.
As moléculas do combustível produzido através destes recursos alternativos são exatamente idênticas às obtidas através do petróleo, apenas com menos impurezas. Isto permite que os níveis de emissão de gases sejam reduzidos.
A Dynamic Fuels surgiu de uma associação entre as empresas Tyson Foods, produtora de carnes, e a Syntroleum Corporation, fabricante de combustível sintético. Sediada em Lousiana, nos Estados Unidos, a fábrica funciona desde Outubro de 2010 e produz, todos os dias, uma média de 5 mil barris de biocombustível.
Inúmeras empresas de transportes têm já acordos estabelecidos com a Dynamic Fuel e têm os seus veículos a funcionar com este biocombustível inovador, como é o caso da companhia aérea holandesa KLM.
Mais informação sobre a Dynamic Fuels pode ser encontrada no site oficial da empresa, AQUI.
[Notícia sugerida por Patrícia Guedes]