É um momento que já se tornou viral e que volta a evidenciar a relação especial que existe entre os golfinhos e os humanos. Há cerca de duas semanas, um golfinho preso numa linha de pesca no Havai, pediu ajuda a um mergulhador.
É um momento que já se tornou viral e que volta a evidenciar a relação especial que existe entre os golfinhos e os humanos. Há cerca de duas semanas, um golfinho preso numa linha de pesca em Kona, no estado norte-americano do Havai, pediu ajuda a um mergulhador para se libertar. O salvamento ficou registado em vídeo publicado no Youtube, onde já foi visto quase 900.000 vezes.
O episódio aconteceu durante uma experiência de mergulho para observação de raias perto do Big Island's Kona International Airport. De repente, os mergulhadores ouviram um “gemido” de dor, o golfinho aproximou-se do grupo e foi aí que Keller Laros, o seu salvador, se apercebeu de que o animal estava enrolado numa linha de pesca e não conseguia nadar normalmente.
Em declarações à televisão local KITV, o homem explicou que teve “medo de o magoar mais” mas que acabou por conseguir “cortar a linha que estava à volta da barbatana peitoral do golfinho”. Durante o processo, o animal manteve-se supreendentemente quieto, transmitindo uma ideia de confiança plena no que o mergulhador estava a fazer e deixando-o trabalhar.
Assim que Laros o libertou da linha de pesca, o golfinho nadou para longe e não regressou mas, de acordo com o mergulhador, o seu ato foi um claro pedido de auxílio. “Já vários golfinhos se aproximaram de mim e eles são animais muito espertos”, contou.
“A forma como ele se aproximou de mim e como se projetou na minha direção tornou evidente que ali estava para pedir ajuda”, concluiu.
[Notícia sugerida por Diana Rodrigues e Vítor Fernandes]