Três jovens portugueses mereceram, recentemente, o destaque da revista norte-americana Forbes. Cristiano Ronaldo, Vhils e Maria Nunes Pereira fazem parte da lista anual "30 Under 30" compilada pela publicação.
Três jovens portugueses mereceram, recentemente, o destaque da revista norte-americana Forbes. A publicação incluiu os nomes do futebolista Cristiano Ronaldo, do artista Alexandre Farto (mais conhecido por Vhils) e da cientista Maria Nunes Pereira na sua lista de “30 Under 30”.
A compilação feita pela Forbes pelo quarto ano consecutivo reúne personalidades internacionais com menos de 30 anos e que estão a “mudar as regras do jogo” por todo o mundo em 20 diferentes áreas de atuação, tendo todos os nomes sido selecionados por um painel de jurados especializados.
O artista nacional Alexandre Farto (ou Vhils), de 27 anos, é uma das figuras elogiadas pela revista na categoria de “Art & Style” (“Arte e Estilo”, em português). “Vhils já pintou murais em mais de 50 cidades de todo o mundo”, realça a publicação.
“Uma exposição recente [do artista] num museu em Lisboa atraiu mais de 65.000 visitantes em três meses”, salienta a Forbes, referindo-se à mostra de Vhils que esteve patente no Museu da Eletricidade.
Outro dos marcos assinalados pela publicação norte-americana diz respeito ao facto de Vhils ter, em 2014, “realizado um 'vídeoclip' para uma música da banda de rock U2”, pode ler-se no site da Forbes.
A categoria “Healthcare” (“Cuidados de Saúde”) tem também uma representante portuguesa: a investigadora Maria Nunes Pereira, de 29 anos, que, conta a Forbes, “desenvolveu uma cola inovadora capaz de reparar defeitos no coração” – em especial em bebés – e que é ativada com recurso à luz.
A solução criada pela cientista, que se licenciou em Farmácia pela Universidade de Coimbra e se doutorou em Sistemas de Bioengenharia ao abrigo do programa MIT Portugal, foi adquirida por uma 'startup', a Gecko Biomedical, situada em Paris, França, onde Maria Nunes está, neste momento, a trabalhar.
Já na área do “Desporto”, o destaque vai para o nome incontornável do futebolista Cristiano Ronaldo, que mais uma vez atrai a atenção internacional.
Com 29 anos, o avançado já foi “três vezes campeão da Premier League [em Inglaterra], antes de se mudar para o Real Madrid em 2009 numa transferência de mais de 130 milhões de doláres (perto de 100 milhões de euros)”.
“A estrela portuguesa é também o segundo atleta mais bem pago em todo o mundo, tendo faturado, em 2013, 80 milhões de dólares (cerca de 70 milhões de euros)”, escreve a Forbes.
Clique AQUI para conhecer a lista completa da Forbes (em inglês).
Notícia sugerida por Elsa Fonseca, Maria Pandina, Maria Nova, Maria da Luz, Patrícia Guedes e Vítor Fernandes