Após muitas negociações, o governo russo e norte-americano renovam assim o acordo START, assinado em 1991 e que tinha expirado em Dezembro passado. O acordo selado pelo presidente dos EUA Barack Obama com o congénere russso Medvedev reforçará a cooperação e as relações estratégicas entre os dois, um dos objetivos a que Obama se propôs.
O acordo para o novo tratado START delimita e impõe máximos para as armas estratégicas ofensivas entre os dois países. Arsenais de mísseis e ogivas nucleares como plataformas de lançamento serão também reduzidas a 800, fazendo deste pacto um dos mais bem sucedidos das últimas décadas, de acordo com o jornal The Guardian.
Segundo frisou a chefe da diplomacia norte-americana, Hillary Clinton, o pacto envia uma mensagem clara ao Irão e à Coreia do Norte, segundo a qual EUA e Rússia pretendem liderar o desarmamento nuclear.
Pormenor relevante é ainda Praga como local escolhido por Obama para a assinatura do Tratado. Foi nessa cidade da República Checa que em Abril do ano passado o presidente norte-americano declarou a sua vontade de um mundo livre de armas nucleares.