Um grupo de investigadores norte-americano conseguiu formar melhorar as capacidades cognitivas em pessoas com idade mais avançada, através da administração de GDF11.
Um grupo de investigadores norte-americano rejuvenescer o cérebro e melhorar as capacidades cognitivas de pessoas com idade mais avançada, através da administração de GDF11. Trata-se de uma proteína capaz de manter o cérebro e os músculos fortes e saudáveis, e que circula em grandes concentrações no sangue, quando somos mais novos.
Levada a cabo no Harvard Stem Cell Institute, nos EUA, a investigação dá conta de um processo de rejuvenescimento ao nível do cérebro e dos músculos que fazem a ligação aos ossos, através da injeção de doses de GDF11 no organismo. Também conhecida como a 'proteína da juventude', esta é responsável por manter o cérebro e os músculos jovens, fortes e saudáveis.
Ao ser administrada no organismo de pessoas mais velhas, as capacidades destes órgãos voltam a ser recuperadas, o que pode, inclusive, vir a curar doenças como a do Alzheimer. Doug Melton, do departamento de Biologia Regenerativa e Células Estaminais de Harvard, diz que esta é “a descoberta mais emocionante a que alguma vez se assistiu no campo da ciência das células estaminais”.
“São resultados que nos deviam dar, a todos, esperança para um futuro mais saudável”, acrescenta o especialista em comunicado. As experiências foram feitas em laboratório, com ratinhos que, tal como nos humanos, apresentam uma concentração de GDF11 muito mais elevada quando estes são mais novos.
Saiba mais AQUI.