Na Universidade de Massachussetts, em Darthmouth, nos EUA, um curso de português tem vindo a conquistar cada vez mais adeptos. A decorrer durante o Verão, este ano as aulas contam já com mais de quarenta inscrições.
Na Universidade de Massachussetts, em Darthmouth, nos EUA, um curso de português tem vindo a conquistar cada vez mais adeptos. A decorrer durante o Verão, este ano as aulas contam já com mais de quarenta inscrições.
Vinte anos depois da sua primeira edição, o curso de português é organizado pelo Centro de Estudos Portugueses da Universidade de Massachussets e conta ainda com o apoio da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento (FLAD).
“Fomos o primeiro curso de português a chegar ao país, em 1994, e neste momento há cursos semelhantes em vários estados, o que nos enche de orgulho”, refere Frank Sousa, diretor do centro, à Lusa.
“Somos conhecidos a nível nacional por ser um curso muito exigente. O programa de um ano letivo é comprimido para cinco semanas intensivas, onde os alunos têm uma carga horária de 8 a 9 horas, distruibuídas por cinco cadeiras diferentes”, explica o responsável.
De acordo com o diretor, “cerca de metade dos alunos são luso-americanos que querem melhorar o seu português, outros são investigadores que estudam temas relacionados com países lusófonos, empresários que têm clientes que falam português e outros são apenas curiosos.”
Para Frank Sousa, “apesar das dificuldades, o ensino do português nos EUA está numa boa fase”, sendo “uma das poucas línguas que tem crescido todos os anos, segundo as estatisticas da Modern Language Association.
“Ao contrário do francês ou do alemão, que têm descido, temos crescido sempre entre 5 e 10%”, acrescenta.
No entanto, o responsável sublinha que o crescente interesse pela língua portuguesa não se relaciona com o país. “Gostava de dizer que este crescimento se deve à maravilhosa situação de Portugal, mas sabemos que não é assim. É, sim, motivado pelo crescimento económico do Brasil e pelo aumento do seu poder político em toda a América latina”, explica.
Além da componente letiva, o curso de Verão promove uma série de eventos culturais, como o Portuguese and Lusophone Film Series, um festival de cinema apoiado pelo Instituto Camões onde que participa sempre um realizador português. Este ano, as honras foram para Vanessa S. Dias que apresentou o seu documentário “Um filme Português”.
Clique AQUI para saber mais sobre o curso de português na Universidade de Massachussets, nos EUA.
Notícia sugerida por Patrícia Guedes