A 'Sinfonia dos Trópicos' (1940), o filme que a tornou conhecida nos EUA, e a 'Sinfonia de Estrela' (1943), que inclui a famosa cena da atriz a usar o famoso chapéu com frutas, são as duas películas que vão ficar na biblioteca.
A lista também inclui títulos como 'Bert Williams Lime Kiln Club Field', um filme mudo de 1913, '13 Lakes', de 2004, 'O Rei dos Gazeteiros', a primeira aniação da Pixar, e que ganhou inclusivamente um Óscar de animação, 'O Resgate do Soldado Ryan', de 1998, ou 'Willy Wonka e a Fábrica de Chocolate', que chegou aos cinemas em 1971.
Para entrarem nesta lista, os filmes escolhidos têm que ter sido produzidos por norte-americanos e ter mais de 10 anos. As obras devem também ser “cultural, historica e esteticamente relevantes”, explica o bibliotecário do Congresso, James H. Billington, num comunicado.
A lista pode incluir não só longas-metragens como também curtas-metragens, filmes experimentais, documentários ou até mesmo filmes caseiros.
“Ao preservarmos estes filmes, protegemos elementos cruciais da creatividade, da cultura e da história da América”, acresenta James Billington, o responsável por, todos os anos, selecionar os títulos após uma análise de centenas de filmes sugeridos pelo público e uma conferência com os curadores da biblioteca, juntamente com os membros da National Film Preservation Board.
As nomeações para o próximo ano já estão abertas e para sugerir um título, basta apenas enviar um email.
O National Film Preservation Board, que já conta com cerca de 650 filmes preservados, foi instituído em 1988, e tem como objetivo “garantir a sobrevivência, a conservação e o aumento da disponiblidade pública do património cinematográfico da América”, conforme explicado no site.
Notícia sugerida por Maria Pandina