Um grupo de cientistas britânicos e norte-americanos descobriram, nos EUA, uma nova espécie de dinossauro a que chamaram Brontomerus mcintoshi, que usava os poderosos músculos nas pernas para afastar e pontapear potenciais predadores.
O nome em latim deste novo espécime que foi encontrado nos anos 90, em Utah, significa mesmo “coxas de trovão”, em homenagem aos poderosos pontapés que seria capaz de disparar nas pernas traseiras.
Os investigadores observaram que a parte superior do osso do quadril é muito maior que o de outros saurópodes.
“Quando reconhecemos a forma estranha da anca, ponderámos qual seria o seu significado e chegámos à conclusão que pontapear era o mais provável”, explica Mike Taylor, investigador da University College of London e autor do artigo de investigação em comunicado.
“O pontapé seria provavelmente usado para dois machos lutarem por uma fêmea, mas também para se defender dos predadores”, considerou o mesmo responsável.
As ossadas pertencem a dois espécimes, um adulto e outro juvenil, e estavam numa pedreira e tinham sido vandalizados por comerciantes de fósseis do mercado negro, provavelmente por pensarem que não tinham valor comercial.
Investigadores do museu de História Natural de Oklahoma ficaram com os ossos até que, em 2007, o professor Mike Taylor, da University College London, no Reino Unido, decidiu examiná-los com mais detalhe.