Uma faca capaz de cortar água sem que as duas partes se misturem é a mais recente criação de uma equipa de cientistas da Arizona State University.
Uma faca capaz de cortar água sem que as duas partes se misturem é a mais recente criação de uma equipa de cientistas da Arizona State University, nos EUA. O estudo que dá conta da invenção foi publicado no mês de Setembro na revista científica PLOS One.
Os investigadores daquela universidade conseguiram inventar uma faca que divide uma gota em duas partes iguais, sem que as partes separadas se dissolvam noutras pequenas gotas.
A divisão foi operada “em superfícies de baixa densidade de polietileno e diapositivos de vidro revestidos de Teflon onde as gotas foram cortadas com facas hidrofóbicas (substâncias que não se misturam com água) de polietileno (quimicamente o polímero mais simples, sendo o tipo de plástico mais usado) de baixa densidade e as folhas tratadas com cobre e zinco, respetivamente”, explica a equipa no resumo do estudo.
Para as facas ficarem com propriedades hidrofóbicas, que impedem a mistura com água, foram limpas com acetona e etanol e secas com nitrogénio. Depois, foram submersas numa solução de nitrato de prata e colocadas a secar.
De acordo com os cientistas, esta invenção traz consigo a hipótese de manipular a água como se esta fosse “sólida” e irá permitir grandes desenvolvimentos no estudo da composição da gota, em ramos como a nanotecnologia e a biomedicina, contribuindo para uma análise “mais rápida e eficiente”.
Clique AQUI para aceder ao estudo (em inglês).
[Notícia sugerida por Patrícia Guedes e Raquel Baêta]