Sammi ficou tetraplégico em 2008, depois de lhe ter sido diagnosticado um defeito no sistema nervoso. Mas - contra todas as previsões - a força de vontade deste Springer Spaniel permitiu-lhe recuperar a mobilidade, surpreendendo os donos e os médicos
Sammi ficou tetraplégico em 2008, depois de lhe ter sido diagnosticado um defeito no sistema nervoso. Mas – contra todas as previsões – a força de vontade deste Springer Spaniel permitiu-lhe recuperar a mobilidade, surpreendendo os donos e os médicos-veterinários.
No vídeo (ver abaixo) é possível ver a dona, Janie, arrebatada ao ver a sua mascote voltar a caminhar, depois de quatro anos de terapias especializadas numa clínica veterinária na Califórnia, EUA.
Sammi era apenas um cachorrinho quando ficou paralisado, em Março de 2008, devido a um osso que começou a crescer dentro da sua coluna, pressionando a medula.
Os cirurgiões fizeram vários esforços, mas não conseguiram retirar o osso, pelo que o animal teve que se submeter a uma intensiva e dolorosa reabilitação, que consistiu sobretudo em exercícios de fortalecimento dos músculos, hidroterapia e fisioterapia a fim de alinhar a coluna.
De acordo com o Daily Mail, inicialmente as pernas de Sammi estavam tão rígidas que os veterinários tiveram que lutar apenas para conseguir fazê-las simular um movimento de locomoção.
O processo, sempre muito lento, permitiu no entanto que, passados três meses de terapia, o cachorro conseguisse sentar-se.
Sammi conseguiu agora, finalmente, voltar àquilo que era há quatro anos. “Este cão é um milagre”, ouve-se um veterinário dizer no vídeo. Agora em casa dos donos, já pode correr, saltar e brincar como qualquer cachorro.
[Notícia sugerida por Raquel Baêta]