Em 2012, o cão salsicha Obie tornou-se centro de uma polémica por causa do seu excesso de peso: pesava 35 quilos. Agora, Obie, que vive em Portland (EUA), pesa cerca de 17 quilos e é a estrela de um calendário.
Em 2012, Obie, um cão da raça dachshund (vulgarmente conhecidos como 'salsicha'), tornou-se centro de uma polémica por causa do seu excesso de peso: pesava 35 quilos. Entretanto, o animal foi adotado por uma técnica veterinária. Agora, Obie, que vive em Portland (EUA), pesa cerca de 17 quilos e é a estrela de um calendário.
Os antigos donos de Obie, um casal de idosos, alimentavam o cão com guloseimas e outros alimentos calóricos. Por serem idosos, os anteriores donos também não exercitavam o animal. Obie estava tão obeso que a sua barriga arrastava no chão quando se deslocava. Foi um familiar que decidiu intervir pedindo a ajuda de uma associação de direitos dos animais.
Os donos acabaram por ceder a ‘custódia’ de Obie e o salsicha foi adotado por Nora Vanatta, uma veterinária que mudou a sua alimentação e introduziu uma vida mais ativa com exercício. Hoje em dia, com 8 anos de idade, Obie pesa apenas 17 quilos.
Nora Vanatta criou mesmo um site onde foi atualizando a evolução do animal. Em 2013, Obie fez também uma operação para remover o excesso de pele que ficou pendurada apos a perda de peso.
O site contém ainda várias informações uteis para outros donos de animais, como a dieta que está a ser seguida por Obie. O cão tem também uma página de Facebook onde conta já com mais de 355 mil seguidores.
Para assinalar a recuperação do animal, Nora, que vive com mais dois cães, lançou agora um calendário onde as páginas dos meses têm fotografias de Obie, relatando a sua evolução nos últimos dois anos.
”A minha esperança é que Obie inspire outras pessoas e animais a perderem peso. E muito importante mostrar aos jovens como e fácil seguir um estilo de vida e uma alimentação saudável. A prevenção é a chave!”, diz Nora.
Notícia sugerida por Vítor Fernandes