O estado da Califórnia, nos EUA, proibiu, com uma lei que entrou em vigor este domingo, a venda de "foie gras" - fígado gordo de pato ou ganso obtido através da alimentação forçada destas aves - nos restaurantes locais.
O estado da Califórnia, nos EUA, proibiu, com uma lei que entrou em vigor este domingo, a venda de “foie gras” – fígado gordo de pato ou ganso obtido através da alimentação forçada destas aves – nos restaurantes locais. Quem infringir a legislação está sujeito a uma multa de mil dólares (cerca de 790 euros).
A proibição já tinha sido decretada há oito anos pelo governador Arnold Schwarzenegger, mas a sua aplicação, que agora teve início, foi adiada para que a maior empresa produtora de “foie gras” do Estado pudesse reconverter o negócio.
Embora criticada por muitos empresários da restauração, a medida está a ser aplaudida pelas organizações de proteção dos animais, já que o produto é conseguido por meio de uma prática considerada violenta que consiste em alimentá-los com cereais misturados com gorduras em quantidades excessivas para que desenvolvam um fígado anormalmente gordo.
O “foie gras” é visto como uma iguaria por muitos amantes da gastronomia o que fez mesmo, recentemente, aumentar o seu consumo em muitos restaurantes californianos, depois de se ter sabido que a proibição seria acionada.
Ainda assim, as autoridades da Califórnia não recuaram e transformaram o estado no primeiro dos EUA a implementar semelhante legislação, juntando-se a vários países europeus que também já determinaram a ilegalidade da venda deste produto “gourmet”.