A associação sem fins lucrativos Lava Mae, criada para este fim, pretende colmatar a falta de balneários públicos em São Francisco. Na cidade, que segundo as estimativas tem cerca de 6.436 sem-abrigos, há apenas sete locais públicos de banho.
“Com a higiene vem a dignidade, com a dignidade a oportunidade”, pode lêr-se no site do projeto, cuja filosofia se liga à igualdade de direitos e que adaptou um autocarro desativado para este efeito.
“Desenhámos o interior do autocarro com a cooperação da comunidade de sem-abrigos”, explica Doniece Sandoval, fundadora do Lava Mae, ao site Thinkprogress.
Quatro autocarros até 2015
O projeto tem também como objetivo proporcionar aos utilizadores dos “autocarros duche” mais segurança, já que várias mulheres sem-abrigo queixaram-se deste problema relativamente aos balneários públicos.
Cada “autocarro duche” tem duas divisões equipadas com um duche, uma sanita, um lavatório e ainda espaço para colocar a roupa. O autocarro está preparado para 30 banhos diários.
De acordo com a fundadora do Lava Mae, este primeiro “autocarro duche” servirá para testar e melhorar o serviço. Doniece Sandoval espera ter quatro “autocarros duches em funcionamento” até Abril de 2015, que terão capacidade para 4.000 banhos semanais.
Como é financiada a Lava Mae?
O município de São francisco cede à Lava Mae autocarros desativados. O equipamento para as unidades de higiene é financiado pela associação, que até agora já angariou 42 mil euros.
Os donativos vieram de particulares, de fundações familiares e de uma campanha de 'crowdfunding' na plataforma Indiegogo, lançada pela própria associação. A fundadora e o seu marido também contribuiram financeiramente para o projeto.
Clique AQUI para saber mais sobre o Lava Mae.