O Alentejo é o melhor destino vinícola do mundo para visitar. A opinião é dos leitores do jornal norte-americano USA Today, que atribuíram à região portuguesa o primeiro prémio no âmbito do concurso "10 Best".
O Alentejo é o melhor destino do mundo para a prática de enoturismo. A opinião é dos leitores do jornal norte-americano USA Today, que atribuíram à região portuguesa, que competia com 20 destinos internacionais, o primeiro prémio no âmbito do concurso “10 Best”, promovido pela publicação.
Recorde-se que, como o Boas Notícias avançou à data, o Alentejo tinha sido, em Julho, pré-selecionado por um conjunto de peritos em vinhos para a lista de nomeados da competição, que integrava também localidades de países como França, Itália, Espanha, Austrália ou Chile.
Durante quatro semanas, os leitores do USA Today votaram nos seus destinos favoritos e acabaram por dar a vitória ao Alentejo, que superou, entre outros, o Okanagan Valley, na British Columbia (Canadá) e a região de Maipo, no Chile, que ocupam, respetivamente, o segundo e terceiro lugares do “top” 10.
“O vasto Alentejo, que se estende até à costa sudoeste de Portugal, continua fora do mapa para muito viajantes. Esta região rural intrigante é como uma viagem no tempo, com terrenos diversos que albergam bosques de oliveiras e vinhas, aldeias pitorescas, prados cheios de flores e florestas”, descreve o jornal norte-americano.
A gastronomia alentejana, por seu lado, diz o USA Today, “é rústica e autêntica e aproveita totalmente o estilo de vida agrário da região”.
A propósito da vitória portuguesa no concurso, Kerry Woolard, uma das especialistas envolvidas na pré-seleção, admite que “o Alentejo é melhor conhecido pelos seus vinhos tintos, feitos a partir de uma combinação única de variedades indígenas [de uvas]”, mas realça que, hoje, na região portuguesa, “já se produzem castas mais familiares, como Syrah, Cabernet Sauvignon, Merlot e Petit Verdot”.
O “top 10” das melhores regiões vinícolas para visitar inclui ainda destinos espalhados pelos EUA, Itália, Nova Zelândia e Croácia.
Clique AQUI para conhecer a lista completa de vencedores (em inglês).
Notícia sugerida por Elsa Martins, Maria da Luz e Maria Manuela Mendes