O excesso de álcool acarreta, quase sempre, na manhã seguinte, consequências desagradáveis. Agora, um adesivo inovador desenvolvido nos EUA para evitar a ressaca promete acabar com o mal-estar.
O excesso de álcool acarreta, quase sempre, na manhã seguinte, consequências desagradáveis, desde as dores de cabeça aos enjoos, ao cansaço e ao mau-humor. Porém, uma inovação norte-americana – um adesivo para evitar a ressaca – promete acabar com o mal-estar causado pela animação da noite anterior.
O Bytox Hangover Prevention Patch, como foi batizado, foi inventado pelo cirurgião plástico Leonard Grossman e, depois de ter sido lançado nos EUA, acaba de chegar à Europa, nomeadamente ao Reino Unido.
De acordo com o seu criador, este adesivo é capaz de de repor as vitaminas e ácidos perdidos durante o consumo de álcool, um efeito semelhante ao que é obtido através de administração intravenosa. “Apenas uma injeção de vitaminas seria mais eficaz que este adesivo”, explica Grossman, citado pelo Daily Mail.
A invenção, cujo aspecto é idêntico aos adesivos de nicotina utilizados por quem tenta deixar de fumar, é fácil de aplicar e faz entrar no organismo “uma mistura poderosa das vitaminas, nutrientes e antioxidantes que são absorvidos enquanto se bebe álcool, o que significa que a recuperação é mais rápida”.
Para beneficiar dos seus efeitos, basta colocar o adesivo na pele cerca de 45 minutos antes de beber e deixá-lo no local até ao dia seguinte (ou pelo menos até passarem oito horas sobre o consumo de bebidas alcoólicas).
Segundo Grossman, quando o adesivo é colocado, os ingredientes – vitamina A, B, D, E e K, açaí e ácido fólico – são enviados continuamente para a corrente sanguínea, ao contrário do que acontece, por exemplo, com os comprimidos, cuja influência é de curta duração.
Ainda assim, alerta o seu mentor, o Hangover Prevention Patch não é milagroso. “Não evita que as pessoas fiquem bêbadas e, definitivamente, também não evita situações embaraçosas ou comportamentos de que se arrependam mais tarde”, sublinha.
Porém, salienta, “se os efeitos do adesivo significam mais produtividade no trabalho no dia seguinte, então não apenas estará a ajudar a evitar ressacas como também estará a ajudar a economia”.