O projeto educativo “Eu Cuido. Um mundo melhor para os animais” chegou hoje às escolas, com o objetivo de educar e sensibilizar as crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico para temas relacionados com os comportamentos, saúde e bem-estar, regras de interação e o papel dos animais de estimação na sociedade.
A Escola Básica Maria da Luz de Deus Ramos, em Lisboa, foi o local escolhido para a primeira sessão desta iniciativa, que contou com a intervenção de uma equipa homem-cão do Grupo Cinotécnico da PSP e do representante da Ordem dos Psicólogos Portugueses, Tiago Lino, e com a presença de entidades como a Liga Portuguesa dos Direitos do Animal e da Sociedade Protectora dos Animais.
Durante o ano letivo 2017/2018, o “Eu Cuido” irá chegar às salas de aula de cerca de 8 mil alunos da Grande Lisboa e do Grande Porto.
“Quais as diferenças entre o cão e o gato?”, “Quais os seus comportamentos?”, “Que atitudes devemos ter quando estamos perto de um destes animais?” e “Os animais também tem profissões?” são algumas das questões que a iniciativa explora junto das crianças, através de sessões interativas em sala de aula.
Desenhadas para ser animadas e descontraídas, estas sessões são conduzidas por um formador, que abordará de forma genérica os temas e cuja intervenção é complementada por vídeos temáticos, onde o Zé Gato e o Cão Peão são os personagens principais. No final de cada sessão é esperada uma grande surpresa, com a presença de animais especiais, como os cães-polícia, cães-guia ou cães de terapia assistida, com o intuito de demonstrar, na prática, a sua importância para a comunidade.
“O ‘Eu Cuido’ é um projeto educativo que pretende contribuir para uma mudança de mentalidades desde a infância, para uma adequada e sã convivência com os animais de companhia. Queremos educar uma geração para que aja com base no respeito e cidadania, porque se construirmos ‘um mundo melhor para os animais’ estamos também a fazer um mundo melhor para todos nós”, afirma a coordenadora do projeto, Filipa Herédia.
A responsável explica ainda que “este é um projeto inclusivo, interativo e adequado ao nível de conhecimento e interesse das crianças, que procura levá-las a conhecer os animais de estimação através de conteúdos pedagógicos, multimédia, passatempos e jogos”.