i9magazine

Estudo da IBM mostra que maioria das empresas encara o RGPD como uma oportunidade

Versão para impressão

Um novo estudo da IBM revela que quase 60% das organizações que participaram no inquérito estão a adotar o RGPD (Regulamento Europeu Geral de Proteção de Dados) como uma oportunidade para melhorar a privacidade, a segurança, a gestão dos dados e ainda como catalisador de novos modelos de negócio, em vez de o  considerarem simplesmente um tema de conformidade em relação aos dados pessoais.

Para reduzir a sua exposição, o estudo do Institute for Business Value (IBV) da IBM indica que a maioria das empresas está a ser mais seletiva a recolher e a gerir os dados, com 70% a tomar as medidas necessárias antes do prazo final para estarem em conformidade.

A preparação das empresas para o RGPD surge na sequência de um maior escrutínio por parte dos consumidores face à forma como as empresas estão a gerir os seus dados pessoais. Um estudo feito em paralelo, que reuniu a opinião de 10 mil consumidores, realizado pela Harris Poll em nome da IBM, constatou que apenas 20% dos consumidores dos Estados Unidos confiam plenamente nas organizações com as quais interagem para manter a privacidade dos seus dados.

Nestas semanas que antecederam a data de aplicação do RGPD, a 25 de maio, o IBV entrevistou mais de 1.500 líderes de negócio responsáveis pela área em todo o mundo. Os resultados revelam que 60% das empresas estão a encarar o RGPD como uma oportunidade, conquistando maiores níveis de confiança junto dos clientes e procurando impulsionar a inovação. De entre elas:

• 84% acreditam que o facto de estarem em conformidade com o RGPD será visto como um ponto diferenciador e positivo perante o público;
• 76% confirma que o RGPD permitirá relações mais confiáveis ​​com os titulares dos dados, o que potenciará novas oportunidades de negócio;
• Apesar de reconhecerem a oportunidade, apenas 36% acreditam que estarão totalmente em conformidade com o RGPD até ao prazo final de 25 de maio.

“O RGPD será uma das maiores forças disruptivas com impacto nos modelos de negócio de todos os setores – e o seu alcance vai muito além das fronteiras da União Europeia”, sublinhou Cindy Compert, CTO, Data Security & Privacy, IBM Security. “Este processo decorre num período de grande desconfiança entre os consumidores em relação à capacidade das empresas em protegerem os seus dados pessoais. Todos estes fatores juntos, geraram a conjuntura ideal para as empresas repensarem a sua abordagem e a sua responsabilidade perante os dados, de modo a começarem a restaurar a confiança junto dos consumidores na atual economia baseada na informação.”

Menos dados recolhidos e armazenados 
Outra importante conclusão do estudo é que as organizações estão a aproveitar o RGPD  para simplificarem a sua abordagem perante os dados, reduzindo a quantidade total de dados que estão atualmente a gerir. Para muitas organizações, isso significa reduzir drasticamente o volume de dados que recolhem, armazenam e partilham. Ou seja,
• 80% dizem estar a reduzir a quantidade de dados pessoais que mantêm na sua posse;
• 78% estão a reduzir o número de pessoas que têm acesso a dados pessoais;
• 70% estão a desfazer-se de dados que já não são necessários.

Desafios e oportunidades 
O estudo revela ainda que os principais desafios que as empresas estão a enfrentar com a implementação do RGPD referem-se à definição e identificação dos dados pessoais, em garantir a precisão dos dados recolhidos e armazenados, e também em obedecer às regras de como os dados são analisados ​​e partilhados (processamento de dados).

Outras áreas preocupantes dizem respeito às transferências de dados entre fronteiras e como obter o consentimento dos titulares dos dados, uma vez que menos de metade dos inquiridos dizem estar realmente preparados para estes aspetos do RGPD.

Um ponto-chave do novo regulamento é a exigência de que as empresas relatem violações de dados às entidades reguladoras num prazo de 72 horas. No entanto, o estudo do IBV constatou que apenas 31% das empresas reavaliaram ou modificaram os seus planos de resposta a incidentes para se prepararem para este requisito, o que representa uma lacuna na abordagem geral das empresas ao RGPD.

Embora os desafios permaneçam, um subconjunto significativo de empresas (22%) está a usar o RGPD como uma oportunidade de negócio totalmente transformadora, com uma abordagem diferenciadora no que se refere às responsabilidades e à gestão dos dados. De entre elas:
• 93% já modificaram os processos de resposta a incidentes;
• 79% afirmam estar preparados para trabalharem em conformidade e garantirem a precisão dos dados;
• 74% dizem estar a implementar processos completos de segurança e de privacidade para novos produtos e serviços.

Para mais informações sobre o estudo “The end of the beginning: Unleashing the Transformational Power of GDPR”, visite a página do IBM Institute for Business Value.

O conteúdo Estudo da IBM mostra que maioria das empresas encara o RGPD como uma oportunidade aparece primeiro em i9 magazine.

Comentários

comentários

PUB

Live Facebook

Correio do Leitor

Mais recentes

Passatempos

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub

Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saiba mais aqui.

The cookie settings on this website are set to "allow cookies" to give you the best browsing experience possible. If you continue to use this website without changing your cookie settings or you click "Accept" below then you are consenting to this.

Close