No concurso I-SWEEEP, as jovens portuguesas apresentaram um painel de peças triangulares em vidro que, ao ser colocado na parede de uma casa, permite acumular calor no inverno, carregar uma bateria elétrica ou aquecer a quantidade de água suficiente para um banho, adianta o Jornal de Notícias (JN).
Todas estas funcionalidades são possíveis graças à utilização de outros materiais além do vidro, nomeadamente o xisto, células fotovoltaicas e cobre.
Segundo José Manuel Silva, o professor que acompanhou o desenvolvimento do projeto, a ideia não é substituir o gás ou a eletricidade, mas sim aproveitar os recursos já existentes para diminuir o consumo energético.
“Temos de aproveitar enquanto não pagamos imposto sobre o Sol”, brinca o docente do colégio de Gaia.
Ao todo, foram apresentados 117 projetos internacionais no I-SWEEEP, nas áreas de Engenharia, Ambiente e Energia. Durante a estadia em Houston, Texas, Rita Costa e Teresa Vaz tiveram ainda oportunidade de visitar o
Centro Espacial da NASA.
Recorde-se que o projeto das alunas do Colégio dos Carvalhos já havia recebido uma menção honrosa no Campeonato Nacional de Jovens Cientistas.
[Notícia sugerida pela utilizadora Patrícia Guedes]