Um grupo de 25 estudantes do Instituto Superior Técnico (IST) de Oeiras construiu um novo carro elétrico de competição, o FST05. Este é um protótipo da Fórmula 1 universitária, considerado "o mais tecnológico" alguma vez construído em Portugal.
Um grupo de 25 estudantes do Instituto Superior Técnico (IST) de Oeiras construiu um novo carro elétrico de competição, o FST05. Este protótipo da Fórmula 1 universitária já é considerado “o mais tecnológico” que alguma vez foi construído em Portugal.
Com um investimento de 350 mil euros, de vários patrocinadores, foi apresentado esta quarta-feira, no Taguspark, um novo modelo de carro elétrico de competição, criado por estudantes de engenharia, avançou a Lusa.
De acordo com a Lusa, este já é considerado o carro “mais tecnológico” alguma vez criado no país, com inovações como “chassis monocoque, apêndices aerodinâmicos (asas e fundo plano), uma suspensão e jantes integrais em fibra de carbono e um diferencial eletrónico”.
Na apresentação do carro, que foi apadrinhado pelo antigo piloto da Fórmula 1 Pedro Lamy, o chefe da equipa de estudantes, João Pedro, explicou que a opção de criar um carro elétrico surgiu de acordo com as “preocupações ambientais e a incerteza do mercado dos combustíveis fósseis”.
O FST05 foi construído por alunos da equipa Novabase, no âmbito do Fórmula Student, uma competição internacional criada para alargar os conhecimentos dos estudantes universitários.