Durante dez dias, 22 estudantes das melhores universidades da Europa vão “conhecer, estudar e apresentar possíveis soluções para um eficaz aproveitamento da energia das marés”, explicou a BEST Faro Algarve, uma associação de estudantes universitários de engenharia que organiza o evento, ao diário online do Algarve.
Segundo a organização, a iniciativa surge “como forma de ir ao encontro do grande objetivo que é a independência energética”.
A Ria Formosa, mais concretamente a barra de Faro-Olhão, por onde passam a cada seis horas cerca de 17 milhões de metros cúbicos de água será o caso de estudo destes investigadores.
A organização diz que “o potencial energético” já existe, pelo que, no final, esperam que estes jovens sejam capazes de apresentar “projetos inovadores resultantes do ambiente multicultural, multidisciplinar e de discussão” que será promovido ao longo dos dez dias.
A BEST (Board of European Students of Technology) Faro Algarve é uma ONG de estudantes de engenharia sem fins lucrativos, recentemente fundada na Universidade do Algarve e que está presente em 30 países da Europa e em 89 universidades, com cerca de 3000 membros.
[Esta notícia foi sugerida por Ana Guerreiro Pereira]