Sara Dias, finalista do mestrado de Engenharia e Gestão Industrial da Universidade do Minho (UMinho) foi distinguida no final da semana passada, em Eidhoven, na Holanda, com o prémio "Best Student Papel Award".
Sara Dias, finalista do mestrado de Engenharia e Gestão Industrial da Universidade do Minho (Uminho), foi distinguida no final da semana passada, em Eidhoven, na Holanda, com o prémio “Best Student Paper Award”.
Depois do estudo de caso que realizou na Bosch Car Multimedia Portugal, Sara Dias, de 23 anos, foi premiada no 5.º Simpósio Internacional sobre Aprendizagem baseada em Projetos no Ensino de Engenharia (PAEE 2013), onde concorreram alunos países como EUA, Grécia, Áustria, Brasil, Holanda.
No estudo, Sara Dias acompanhou algumas dezenas de doutorandos de 16 países no curso intensivo “Innovation and Creativity for Complex Engineering Systems”, com o objetivo de avaliar o desenvolvimento das competências técnicas dos participantes, bem como os benefícios do curso na perspetiva das entidades promotoras.
Durante três semanas, os participantes daquele curso apresentaram soluções inovadoras para resolver problemas propostos pela multinacional, abordando temas relacionados com manutenção industrial, sistemas de navegação e de informação dos automóveis, controlo de processos de fabrico e construção de equipamentos fabris.
Como refere a estudante, em comunicado enviado ao Boas Notícias, este curso é uma “iniciativa exemplar pela aproximação das universidades às empresas, pela sua dimensão multicultural (com alunos provenientes de quatro continentes) e por permitir que pessoas de várias especialidades trabalhem em equipa, resolvendo problemas reais em ambiente industrial”.
O artigo premiado enquadra-se na dissertação de mestrado desta estudante bracarense e intitula-se “Interdisciplinary programs evaluation methods: a review of literature and a model proposal for intensive projects involving academia and industry”.
Notícia sugerida por Patrícia Guedes