por redação
Está online o primeiro portal português de informação marinha na internet e já tem disponíveis mais de cinco mil registos sobre geografia, espécies, geologia e pontos de interesse turísticos.
Teresa Rafael, coordenadora do projeto, afirmou que se trata de um portal aberto, que a informação pode ser atualizada por entidades, empresas que tenham interesse sobre o que existe no mar português ou instituições como universidades.
A informação do Sistema Nacional de Informação do Mar tem referências geográficas de modo a saber onde está e onde pode ser alcançada. A gestão será feita pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera que vai admitir novos parceiros que queiram acrescentar o que sabem.
Isabel Botelho leal, responsável pela Estrutura de Missão disse que “Portugal dispõe de um grande volume de informação sobre o nosso mar e zonas costeiras, sobre os nossos recursos marinhos, sobre as várias atividades económicas relacionadas com o mar como a pesca, transportes marítimos ou turismo”.
O investimento do portal foi dois milhões de euros de fundos do Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu e 325 mil euros do Estado português.