Sob a forma de longa-metragem, este é um documentário que resulta de uma intensa investigação em torno da figura de Guerra Junqueiro, sua obra e ideias. Durante os 90 minutos de filme será feita uma viagem pela “vida e as polémicas, a obra, o pensamento e o extraordinário legado cultural” deste protagonista da nossa história.
Além de Manoel de Oliveira, conta com a participação especial de Eunice Muñoz, Ruy de Carvalho e Pedro Abrunhosa. Guerra Junqueiro assume o papel de narrador, pela voz de Fernando Alves. Toda a banda sonora é baseada na obra do poeta.
A completar o documentário estão “100 horas de filmagens, 30 horas de entrevistas e material de arquivo fílmico, fotográfico, sonoro, bibliográfico/iconográfico”, explica o site da Revisitar/Redescobrir Guerra Junqueiro, projeto do departamento de Som e Imagem da Escola das Artes que esteve na origem do filme.
Entre as mais de 50 personalidades que depõem em “Nome de Guerra, a Viagem de Junqueiro” estão: Eduardo Lourenço, Mário Soares, D. Manuel Clemente, Maria Helena da Rocha Pereira, Nuno Júdice, António Cândido Franco, José Carlos Seabra Pereira, Miguel Real, Manuel Ferreira Patrício, Elias Torres Feijó, Hilary Philip Reader, Reto Monico, Edivaldo Boaventura.
O documentário estreia dia 15, às 21h30, no auditório Ilídio Pinho da Universidade Católica do Porto, campus da Foz.