É já no domingo que a segunda Orquestra do YouTube – da qual faz parte o trompetista português Pedro Silva – faz a sua estreia na Ópera de Sydney, na Austrália. O concerto pode ser acompanhado em direto, a partir das 09h00 (hora de Lisboa), no canal criado para o efeito.
“Esse é um dos melhores palcos do mundo e atuar lá é um sonho para qualquer músico. Com o maestro [Michael Tilson Thomas] e a orquestra que estão em causa, tudo ao mesmo tempo, vai ser uma experiência única”, disse à agência Lusa o jovem estudante da Universidade do Minho, em janeiro, quando soube que tinha integrado a orquestra.
O concerto inclui uma apresentação multimédia com projeção de imagens no interior e exterior da Casa da Ópera de Sidney. Serão tocadas peças musicais de Britten, Stravinsky e do americano Mason Bates. Estão ainda programados quatro solos, escolhidos pela comunidade YouTube.
A orquestra é formada por músicos amadores de todo o mundo e de todas as faixas etárias, que mostraram os seus dotes musicais nos vídeos que submeteram a concurso.
Recorde-se que, em 2009, quando o projeto foi lançado, também o violinista português Tiago Santos integrou o coletivo escolhido pelos internautas.
Veja aqui um dos vídeos dos ensaios para o concerto deste domingo.