De acordo com os dados disponibilizados, nos primeiros três dias da Operação Natal deste ano foram contabilizados 597 acidentes rodoviários, menos 166 do que em 2010, o que resultou num total de 10 mortes, um valor também inferior às 11 assinaladas em 2010.
Embora o número de feridos graves tenha registado um aumento de 13 vítimas a mais do que no ano passado, resultando num total de 27 vítimas, o número de feridos ligeiros desceu consideravelmente. Foram menos 30 os casos de feridos ligeiros registados, passando das 216 vítimas de 2010 para 186, em 2011.
A Operação Natal teve início às 0h de quinta-feira e prolonga-se até às 24h de hoje, com a GNR a aconselhar os condutores a terem prudência na estrada. A GNR lembra que as festividades ligadas ao Natal provocam um aumento significativo do trânsito, o que potencia uma maior insegurança nas estradas.
Segundo a agência Lusa, a patrulha das estradas portuguesas está a dar especial atenção ao controlo da velocidade, à habilitação legal para conduzir, à condução sob influência do álcool e de substâncias psicotrópicas, bem como ao cumprimento das regras de trânsito.
Os militares estarão ainda atentos na fiscalização à não utilização do cinto de segurança e sistemas de retenção e à utilização indevida de telemóveis durante a condução.