A informação foi divulgada à Lusa pelo secretário-geral da Associação Nacional de Empresas de Bebidas Espirituosas (ANEBE) a propósito dos 10 anos da campanha 100% Cool, que pretende sensibilizar os jovens entre 18 e 30 anos para um consumo moderado de álcool.
O responsável disse à agência Lusa que se registou “uma expressiva redução do números de mortos e de feridos graves nas estradas nacionais”, realçando a eficácia da educação e da prevenção rodoviária sobretudo junto dos jovens.
De 2.500 mortos por ano para 700
“Portugal é o segundo país em termos de redução de sinistralidade rodoviária na Europa”, revelou Mário Moniz Barreto.
Quando foi lançada a campanha 100% Cool, em 2002, morriam nas estradas portuguesas mais de 2.500 pessoas por ano e, hoje em dia, esse número está abaixo das 700.
Em 2011, a campanha realizou mais de 400 operações com a GNR e a PSP, as quais se juntaram iniciativas com grande aglomeração de jovens, como festivais de música, eventos académicos e alguns concertos.
[Notícia sugerida por Diana Rodrigues]