O festival português foi distinguido com o selo "evento comemorativo" e vai decorrer como símbolo deste género musical ao longo da sua 32ª edição, no mês de Maio.
A UNESCO Portugal selecionou o festival Estoril Jazz como o evento comemorativo do Dia Internacional do Jazz, que se assinala a 30 de Abril. O festival português vai decorrer como símbolo deste género musical ao longo da sua 32ª edição, no mês de Maio.
Apesar de não coincidir com o dia das comemorações, a 32ª edição do festival, de 10 a 12 e de 17 a 19 de Maio, vai decorrer sob o selo da UNESCO. O festival acontece no Casino Estoril e conta com a presença de figuras como o pianista Harold Mabern e da Orquestra do Hot Clube de Portugal.
Segundo a agência Lusa, a UNESCO quer aproveitar esta novidade para afirmar a importância deste estilo de música nos movimentos de luta pela liberdade e para ajudar novamente a um entendimento entre culturas.
Neil For, porta-voz da UNESCO, considera que “onde há pessoas que lutam pela liberdade, o jazz está quase sempre”, tendo realçado a ligação entre este estilo de música e “os esforços para construir um mundo mais livre”.
O Dia Internacional do Jazz foi comemorado pela primeira vez o ano passado, tendo a organização das Nações Unidas proclamado o dia 30 de Abril como símbolo do estilo musical.
A proposta foi feita pelo músico e compositor Herbie Hancock por considerar que o jazz é uma expressão musical que pode “derrubar barreiras e simbolizar a paz e a unidade”.
Neil Ford anunciou que as celebrações do Dia Internacional terão, este ano, como foco principal a cidade turca de Istambul para permitir ver o jazz numa nova perspetiva e conhecer os seus laços com o Médio Oriente. Esta decisão pretende ainda criar impacto e servir para reforçar o papel das mulheres na sociedade.
Comentários
comentários