Aurélie Fontan, uma jovem e premiada estilista, conquistou um marco no mundo da moda ao criar a primeira coleção de alta-costura do mundo desenhada e produzida através de um smartphone.
A Aurélie juntou-se à Samsung para utilizar o Samsung Galaxy Note9 nas sete principais etapas de criação e produção da primeira coleção de ‘Mobile Couture’ do mundo.
O dispositivo foi utilizado para criar os esboços, comunicar via wireless com novas ferramentas de produção, imprimir em 3D os acessórios de fixação e pintar remotamente os padrões dos tecidos desta coleção peculiar. O Samsung Galaxy Note9 permitiu à Aurélie acelerar todo o processo de prototipagem e desenvolvimento da produção através da sincronização com as aplicações dos fornecedores, bem como da capacidade de conexão, e ainda alterar as suas criações, em qualquer lugar.
Com foco no design, as peças da Mobile Couture, que permitiram explorar o potencial da tecnologia digital e móvel, são o resultado de uma forma alternativa de trabalhar e criar no mundo da moda, constantemente em mudança. As peças finais foram feitas com uma combinação de peles recicladas e acessórios de fixação 3D em plástico biodegradável, tendo o processo inteiro de criação durado seis semanas.
A S Pen do novo Samsung Galaxy Note9 ofereceu à estilista a precisão e controlo necessários durante a criação dos esboços, enquanto as capacidades de processamento e armazenamento do dispositivo permitiram a conexão direta com as ferramentas tecnológicas de produção, para acelerar, editar e inovar as fases de desenvolvimento e produção final das peças – tudo através de um equipamento que cabe num bolso. A título de exemplo, o Samsung Galaxy Note9 acelerou o processo de prototipagem em aproximadamente 40% e a coleção foi criada em apenas oito dias, ao invés dos habituais catorze dias.
Aurélie Fontan diz: “Como uma pessoa cuja criatividade é orientada pelo potencial da tecnologia e da ciência, foi uma experiência muito interessante descobrir que havia um smartphone que tinha as capacidades de controlar todo o processo de produção de uma coleção. As minhas ideias eram ambiciosas e visavam desafiar os processos tradicionais, por isso, enquanto jovem estilista, foi libertador vê-las ganhar vida com um dispositivo que esteve sempre na minha mão”.
“Quando vimos o trabalho da Aurélie, soubemos que ela representava os nossos clientes da gama Note. O motivo pelo qual são incrivelmente leais deve-se ao facto de os equipamentos serem desenvolvidos para um nível de desempenho e poder que as pessoas sempre em movimento realmente necessitam”, diz Suzanne Smith, Senior Marketing Lead, Samsung Electronics Europe. “Esta coleção é de facto única, e vimo-la como um elevado standard para mostrar o que os smartphones Samsung podem realmente alcançar nas mãos de pessoas ambiciosas e criativas”.