Depois do Natal, é altura de dar as boas-vindas ao ano que se avizinha e a Sociedade Ponto Verde (SPV) deseja que todos os portugueses entrem em 2019 com o pé direito. E para que também o nosso Planeta comece o ano da melhor maneira possível, é importante assegurar que todas as garrafas de vidro utilizadas nesta noite de celebração chegam depois ao seu destino – o vidrão.
Em casa de familiares ou de amigos, numa grande festa ou mesmo na rua a apreciar o fogo de artifício de perto, existe algo que é comum a todas as passagens de ano: a hora de brindar à chegada do novo ano. Uma comemoração de todos que, muitas vezes, resulta num amontoar de garrafas de vidro a aguardar que sejam depositadas no vidrão.
A Sociedade Ponto Verde incentiva assim os portugueses a tornarem a reciclagem presente na época festiva, convidando a fazer uma rápida (e simples) visita ao ecoponto verde.
Tome nota das principais vantagens em reciclar as embalagens de vidro:
- as garrafas, frascos e boiões são 100% recicláveis;
- a energia poupada pela reciclagem de uma garrafa de vidro é suficiente para manter uma lâmpada acesa de 100 watts durante quatro horas;
- Por cada tonelada de vidro usado incluída no fabrico de vidro poupam-se 1.2 toneladas de matérias-primas originais;
- com a reciclagem das embalagens de vidro produzem-se novas garrafas. Quem sabe se o seu champanhe do próximo réveillon não é o frasco do pequeno almoço deste ano novo?
Mas atenção: se na alegria da festa o pirex do jantar cair ao chão, ou algum copo se partir, estes, devido à sua composição e por não serem embalagens, devem seguir para o indiferenciado.