Tal como nos estágios, um 'trainee' também põe à prova os seus conhecimentos em contexto profissional. E em ambos os casos o cenário ideal passa pela integração do candidato na empresa onde esteve em formação.
Só que no caso dos trainees, escreve o Expresso Emprego, os processos de seleção “são longos, exigentes, rigorosos e totalmente focados no objetivo de identificar e atrair os melhores talentos”. Por isso, o destaque e a aposta na formação é maior.
As empresas que abrem vagas para trainees programam planos de formação para os candidatos, que têm direito a mentoria a partir do momento em que são admitidos.
Média de integração na empresa acima dos 95%
Também há mais empresas a encarar estes planos formativos como um investimento com retorno assegurado: “a média de integração na empresa é, no mínimo, de 95%”, diz António Saraiva, Human Capital Coordinator da PwC, ao Expresso Emprego. A edição deste ano tem início em Setembro de 2016.
As empresas, contudo, já estão de olhos postos nas universidades. A abordagem e a duração dos programas pode variar de empresa para empresa, sem entrar em conflito com estágios que já estejam a decorrer.
Por enquanto são as consultoras quem aposta mais neste formato, que por sua vez se traduz num maior volume de contratações.
PwC
Tem disponíveis 200 vagas em Economia, Gestão, Contabilidade, Engenharia e TI. Mais info.
KPMG
Tem disponíveis 200 vagas em: Economia, Gestão, Contabilidade, Finanças, Matemática, Direito, Engenharia e Informática de Gestão. Mais info.
Glintt
Tem disponíveis 100 vagas em Saúde, Consultoria, TI e Gestão. Mais info.
Galp Energia
Tem disponíveis 50 vagas em Engenharia, Economia e Geociências. Mais info.