Dando o exemplo de como aproveitar recursos, a Câmara Municipal de Estarreja, divulgou esta segunda-feira, que vai arrendar o antigo aterro sanitário de Fojo a privados, para o fim exclusivo de produção de energia renovável através da instalação de painéis solares.
Numa nota que se pode ler no site da câmara de Estarreja, a autarquia explica que pretende “rentabilizar o antigo aterro sanitário do Fojo, na freguesia de Avanca”, uma área que contém cerca de 6 hectares, otimizando uma zona “que estava economicamente desaproveitada”.
Esta decisão foi apresentada, na reunião de câmara efetuada, na passada quinta-feira, sendo que, o arrendamento será licitado em hasta pública com carta fechada, no dia 11 de Outubro.
A base de licitação para o arrendamento do terreno de 59.534m2 será de 1.250 euros por hectare ao ano, receita que entrará nas contas da autarquia.
A estrutura de deposição de resíduos sólidos urbanos, uma lixeira depois convertida em aterro controlado, funcionou entre 1985 e 1998, ano em que foi encerrada pela ERSUC – Resíduos Sólidos do Centro, no âmbito do Sistema Multimunicipal do Litoral Centro.
Clique AQUI para consultar as condições de arrendamento