Segundo John Marciari, conservador e chefe do Departamento de Arte Europeia do Museu de Belas Artes de San Diego, sim. Marciari descobriu a tela “La Educación de la Virgen” num armazém da Universidade de Yale e atribui a sua autoria a Diego Velázquez, pintor do século XVII. Outros especialistas já confirmaram a sua autenticidade.
A tela representa a Virgem Maria ainda em criança, a aprender a ler, com São Joaquim em fundo. John Marciari, especialista em arte espanhola e italiana, publicou um artigo na revista Ars Magazine, defendendo que a pintura, além das “características técnicas dos pigmentos, o suporte e a tela”, apresenta também semelhanças com outro quadro assinado por Velázquez – “Almuerzo”, pertencente à coleção do Museu Heritage.
Mais: o conservador crê que o quadro terá sido pintado em 1617. Porque todas as características da obra correspondem à estética de um “pintor sevilhano do início do século XVII”, Marciari acredita que só Velázquez pode ser o autor, já que “desde o início da sua carreira foi o responsável pela revolução na pintura espanhola”.
Apesar das análises já feitas por vários especialistas de arte, o Museu do Prado, autoridade máxima num caso desta importância, reserva-se oficialmente a “um prudente silêncio”.
A obra está neste momento a ser restaurada em Yale, sendo que lhe faltam, pelo menos, 25 centímetros no topo, as margens esquerda e inferior encontram-se ligeiramente comidas, e os sinais da passagem do tempo estão à vista – parte da tinta já está descolorida e verificam-se os efeitos de um armazenamento deficiente.