As construtoras navais integram a comitiva portuguesas presente na primeira edição da Feira Internacional de Pescas e Aquicultura de Angola e serão responsáveis pela construção de barcos de pesca artesanal e de pesca de cerco.
A Atlantic Eagle Shipbuilding, concessionária dos antigos Estaleiros Navais do Mondego, na Figueira da Foz, está a finalizar a negociação com o Governo angolano de uma encomenda de 25 embarcações para pesca artesanal, de dez metros de comprimento, em alumínio.
“É uma potencial encomenda, embora ainda não esteja contratualizada. Mas já está apalavrada seriamente com o Ministério das Pescas”, explicou Carlos Costa, administrador da Atlantic Eagle em declarações à agência Lusa.
A construção das embarcações será feita em Portugal, na empresa que emprega 60 trabalhadores na Figueira da Foz.
Já a Nautiber – Estaleiros Navais do Guadiana, de Vila Real de Santo António, está a construir quatro embarcações em fibra de vidro para pesca de cerco, de 20 a 25 metros, cada uma avaliada em 1,7 milhões de euros.
A entrega das embarcações está prevista entre os meses de Agosto e Dezembro de 2015, estando destinadas a armadores das províncias de Luanda, Benguela e Namibe.
Notícia sugerida por Maria Manuela Mendes